segunda-feira, 26 de março de 2012

O blog Vitas Brasil comemora os 81 anos de Leonard Nimoy


Quem foi que disse que o nosso fã-blog brasileiro do Vitas não comemora o aniversário desse querido ator americano? Claro que sim! É a primeira vez que a gente comemora (pra variar) o níver do ator estadunidense Leonard Nimoy, que está fazendo hoje 81 anos.
Pra começar, ele é ator (sim, você leu direito!), diretor, poeta, fotógrafo, escritor (ele escreveu 9 livros, o próximo será Secret Selves!), cantor e compositor (de 1967 a 1970, Nimoy gravou 5 álbuns, cantando músicas country - em sua maioria - e declamando poesia). Seu papel mais conhecido é como o Sr. Spock, das série de TV e nos filmes de Jornada nas Estrelas Star Trek. Também atuou na série clássica Missão: Impossível, nas temporadas de 1969-1971 e fez um epísódio da primeira temporada de Agente 86 (Get Smart!). Nimoy participou do episódio "O Gorila" da série "Bonanza", dirigido por James P. Yarbrough, em 17 de dezembro de 1960.

Em Star Trek, Spock personificava o raciocínio lógico próprio do seu lado vulcano dominante, sem manifestar emoções. Mas em um dos episódios ("This Side of Paradise"), Spock tem um rápido namoro quando seu lado humano é liberado. Anos depois Leonard Nimoy gravou uma canção chamada "Once I Smiled" (em tradução livre: Uma vez eu sorri), cujo tema era a namorada de seu personagem (Leila Kalomi, pra ser preciso). Spock é até hoje um dos mais conhecidos e adorados personagens de "Jornada nas Estrelas" e representava o lado lógico do trio formado também por Kirk (William Shatner) e Dr. McCoy (DeForest Kelley). Dirigiu "Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock" e "Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa".

Seus mais recentes trabalhos são:



Star Trek (2009) (Spock Primordial)



Nimoy, de descendência ucraniana-judia (seus pais, Max e Dora Nimoy, eram imigrantes de Iziaslav, Ucrânia, de descendência judia ortodoxa e de falas yiddish) é vegetariano, tem três filhos e é casado com a atriz Susan Bay. Atualmente está aposentado da carreira no cinema, se dedicando à fotografia.

Nimoy atualmente atua na série de tv da Fox, Fringe em que interpreta William Bell. (ver foto abaixo)



Neste ano (2012), Nimoy vai fornecer a voz de Spock como ator convidado em um episódio da 5 ª temporada da sitcom da CBS, The Big Bang Theory. O episódio será intitulado "O Transportador em Mau Funcionamento" e irá ao ar na quinta-feira, 29 de março de 2012. (ver foto abaixo)




Por isso a gente diz: Vida longa e próspera pro senhor, Sr. Nimoy!